Conheça 3 métricas de SEO para buscas orgânicas
Como em todo projeto de Marketing Digital que pretende implementar SEO (Seach Engine Optmization) no seu negócio, o objetivo é alcançar os resultados que foram propostos. Uma vez implementados, estes resultados precisam ser medidos e analisados, por meio de métricas de SEO, e acompanhados por profissionais especializados, que dirão com precisão como está sendo o desenvolvimento da sua campanha.
Aparecer bem posicionado na busca orgânica é fundamental para qualquer marca, produto ou serviço, e, para que isso aconteça, é preciso obedecer a uma série de parâmetros estabelecidos pelos mecanismos de busca.
Sabemos que já não basta somente implementar algumas medidas que temos conhecimento que interferem diretamente no posicionamento nos resultados, como a otimização do site para visualização em dispositivos mobile, a escolha de palavras-chave, a produção de conteúdo relevante, entre outras.
Além das estratégias de SEO e do acompanhamento dos resultados, é necessária uma avaliação mais profunda sobre as ações de otimização de websites em comparação aos seus efeitos, como a experiência do usuário durante o processo de navegação (UX), por exemplo.
Veja a seguir como algumas métricas de SEO podem ajudar na compreensão de indicadores que levam a um bom posicionamento nos resultados de busca orgânica.
Tráfego total
O tráfego total de origem em buscas orgânicas representa a base de todas as outras medidas de SEO, pois, a partir desta análise de segmentação, pode-se conhecer mais sobre o público-alvo.
Tráfego direcionado à pagina principal ou às internas
Assim como nas palavras-chave de uso amplo ou restrito, que explicaremos abaixo, os resultados podem estar apontando para a página principal de forma genérica e podem não atender às expectativas do usuário, que está em busca de algo específico. Neste caso, o SEO está sendo mal trabalhado.
Análise por palavra-chave
Com origem em palavras relacionadas à marca, essa análise mostra o quanto o seu produto está na cabeça do consumidor. Neste caso, se os indicadores mostrarem que os consumidores não chegam no seu produto pelo nome, mas sim por alguma palavra-chave que tem ligação com ele, é hora de trabalhar mais forte a marca.
Em contrapartida, se o nome do seu produto for relacionado a um conceito, por exemplo, ele pode gerar um "resultado falso" de desempenho. Digamos que o seu produto seja o molho de tomates chamado Perfeito. A busca pelas palavras "como fazer o molho de tomates perfeito" remeteu automaticamente ao seu produto, sendo que os termos se referem à palavras-chave amplamente exploradas na busca.
Perceba que, neste caso, não é a sua marca que é forte, mas sim o termo empregado na busca.
Palavras-chave de uso amplo ou de uso restrito
Se as palavras escolhidas forem de uso muito amplo — por exemplo, "Marketing Digital" —, retornarão milhares de resultados que empregam essas palavras. Agora, utilizar outras palavras, restringindo o sentido do que procura — como métricas de SEO —, os resultados serão mais específicos. Neste caso de buscar por métricas, a posição em que o site aparece está diretamente relacionada à sua autoridade no assunto.
Palavras-chave não relacionadas à marca
Esse é um resultado realmente almejado, pois, o seu produto aparece sem que seja "procurado". Vamos usar o exemplo do molho de tomates Perfeito, novamente. Digamos que o usuário faça uma busca por "lasanha" e o seu molho de tomates perfeito apareça entre os resultados.
Você não produz massa de lasanha, mas o produto que você produz está intimamente ligado ao resultado final, uma vez que o molho de tomates é utilizado no preparo da lasanha.
Taxa de Rejeição
Aqui, é possível compreender de onde o erro pode estar partindo. Pode ser do site, que não ofereceu um resultado satisfatório para o que o cliente busca, como do buscador que apontou para o lugar errado.
Além disso, o layout do site pode apresentar problemas de navegabilidade ou de conteúdo não confiável. Seja como for, a evasão tem que ser cuidadosamente estudada.
As métricas acima podem ser obtidas por meio de ferramentas de Web Analytics, como o Google Analytics, Yahoo! Web Analytics, Webtrends, Coremetrics, entre outras. Um profissional analista de métricas poderá explorar as ferramentas de modo a obter os melhores resultados para a sua campanha.